Resenha Goblin (도깨비)

by - março 22, 2017


Resenha do amor, de um drama que entrou no meu TOP10, dramas favoritos. Umas das razões para esse drama ter entrado no meu TOP10 e que ele foge da maioria dos clichês que encontramos, não que clichê seja ruim, mas as vezes tudo que preciso e de uma boa história inédita e empolgante.

Nome: Goblin (도깨비) 
Gêneros: Romance, Drama, Fantasia 
Personagens Principais: Kim Shin (Gong Yoo) como o Goblin (Duende) 
Eun Tak (Kim Go Eun) como a Noiva do Duende 
Wang Yeo (Lee Dong Wook) como Ceifador 
Sunny (Yoo In Na) como personagem que você vai descobrir 
Outros personagens importantes: 
Yoo Duk Hwa (Yook Sung Jae) como sobrinho do Duende 
(Lee El) como divindade de vermelho 
Drama transmitido: Pela TVN com 16 episódios 
Disponível em: DramaFever
Forúm Subarashiis. Necessário cadastro 

Sinopse

Goblin conta a história de Kim Shin (Gong Yoo), o general da Dinastia Joseon, que acaba sendo amaldiçoado e se transforma no duende, fadado há viver por toda eternidade sua maldição só poderá ser quebrada quando a noiva do duende Ji Eun-tak (Kim Go-eun) retirar a espada de seu peito. Ji Eun-tak uma órfã que por algumas circunstâncias deveria esta morta, mas por obra do destino consegue escapar do Ceifador e permanecer viva. Ceifador (Lee Dong-wook) como o próprio nome diz é responsável por guiar as almas, não possui nenhuma memória e se que sabe seu nome mas começa a se questionar o por que de tudo isso após de conhecer Sunny (Yoo In Na). 
Primeiras impressões

Na época que Goblin estava sendo lançado eu estava viajando, o local onde eu estava não tinha como acessar a internet e fiquei por fora de todo o reboliço que foi esse drama, a primeira coisa quando voltei que eu ouvi falar foi exatamente esse drama e eu resolvi conferir, e tomei vergonha nessa minha cara e vim esse escrever essa resenha. 

Quando me deparei com o primeiro episodio de Goblin, fiquei meio "O que é que isso meu Deus", é totalmente diferente de todos os dramas que estão sendo lançados, os dois primeiros episódios envolvem uma mega produção de efeitos especiais e quem assiste drama não esta acostumado. Mas toda essa mega produção passa a ser mais simples com o decorrer da trama mais sem perder o seu brilho. 

O roteiro foi bem construído, tudo que eu achei que não tinha sido explicado durante o começo do drama, no decorrer da trama foi sendo mostrado, várias pontas soltas deixadas com o passar dos episódios vão sendo integradas a história e isso faz com que ficamos presos assistindo, afinal nós queremos entender o por que do Kim Shin possui essa maldição. 

Como acho que vai ser o final

Eu tenho um probleminha sério que é: Eu sempre acerto o final de tudo que assisto, então resolvi fazer uma brincadeira comigo mesma e dizer como acho que vai terminar o drama minhas expectativas de drama foram escritas por volta do 10 episódio, pode conter spoiler, se não assistiu melhor não ler, né? 

Esse trecho aqui é escrito com base no que eu acho que vai acontecer no final, não tem nada haver com o final do drama ou poder ter um pouquinho. 

Vamos lá, Avaliando do que eu conheço de dramas e sabendo mais que a metade da história, acho que o final do drama não vai ser tão feliz, apesar de toda aquela visão que o Kim Shin tem sobre o futuro da Eun Tak com 30 anos, não consigo enxergar uma forma dos dois permanecerem vivos, desde que se ela não realizar a profecia ela morre e se ela realizar ele morre. 

Quando ceifador descobrir quem ele realmente é, vão rolar aquelas crises de identidade e deve haver alguma rixa para resolver entre ele e o Duende, mas no final tudo deve acabar se acertando entre os dois. Como em doramas a gente sempre espera aquele clichê maroto, o que seria deste final sem o clichê romântico, na minha opinião Wang Yeo vai ter o seu final feliz com a Sunny. 

Será que acertei o final do drama? 

Opinião sobre o todo

Sobre a OST:

Eu preciso ver a OST casando com o a história, e eu não via essa ligação entre as músicas e o drama. As faixas escolhidas possuíam uma melancolia que não cabia ao drama, mas tudo passou a fazer sentindo no final pois mesmo o final sendo "feliz" para mim ainda foi trágico é triste. 

Algo que acho bem interessante nesse drama é a trilha de fundo, todas os personagens ou couples e até mesmo situações tem sua trilha de fundo, todo mundo sabia quando o ceifador ou o duende iam entrar em cena apenas pela música.


Personagens 

Todos os personagens tem motivos para estarem na história, não são apenas usados para encher o drama e fazer render, muitas das vezes eles são as pontas soltas deixadas entre passado é o presente que fazem desse roteiro algo tão bem construído. 

Kim Shin o Duende (Gong Yoo) - Um homem que vive em busca da morte é que ajuda as pessoas ou puni elas de acordo com seus atos do presente ou muitas vezes do passado, possui poderes como: ver o futuro, telecinese, voar, fogo e se teletransportar. O Ator escolhido para fazer o personagem e altamente carismático é junto com o ceifador nos proporcionam as cenas mais engraçadas da trama. 


Ji Eun Tak (Kim Go Eun) - Uma órfã pobre e inteligente que é criada pela tia, possui desde pequena a habilidade de ver fantasmas. A atriz escolhida é uma tipica canceriana que faz todos os tipos de coisas fofas. 


Ceifador (Lee Dong Wook) - O personagem que eu mais me apeguei, por não ter memoria e nem saber seu nome ele é totalmente serio e focado no trabalho até que conhece Sunny e começar a se questionar sobre quem ele foi é o que ele fez para ser o que é hoje. Nunca tinha assistido nem um trabalho do ator, mas digo que já virei fã. 


Sunny (Yoo In Na) - A personagem que roubou o coração do ceifador, é altamente carismática e possui uma personalidade peculiar, sempre falando a verdade na cara das pessoas e seduzindo as pessoas com aquele ventinho que sempre aparece na hora certa. 


Yoo Duk Hwa (Yook Sung Jae) - No Inicio parece ser alguém que só estar na história para dar aquela enchida de linguiça básica mais sua importância vai sendo revelada. 


Divindade de vermelho (Lee El) - É a personagem mais intrigante da trama, durante todo o drama não dar para entender qual é a dela e se ela quer o bem o mal dos personagens. 


Personagens apresentados agora posso falar sobre o que achei do drama: 

Que mistura é essa? o enredo engloba tantas coisas sobrenaturais: fantasmas, duende, ceifadores, reencarnação, deuses, divindades. Tudo isso foi agregado no drama de uma forma tão natural que você nem se quer questiona se faz sentido fantasmas e a reencarnação fazerem parte do mesmo cenário. 

Apesar de existir o velho clichê da menina pobre e maltratada e do cara rico, esse nunca foi o foco do drama, algo até engraçado e que apesar de rico o Duende sempre esquece de andar com dinheiro e nem se quer telefone ele tinha. 

O "Bromance" entre o ceifador e o duende é um dos elementos que mais nos fazem rir, eles brigam mais e tem mais química que os dois personagens principais. 


Considerações finais

PS.: Essa parte também tem spoiler, se não assistiu melhor não ler, né? 

Voltando ao tópico sobre "como eu acho que vai terminar o drama", eu errei quase tudo e isso me surpreendeu muito, mas na minha opinião o drama não teve um final feliz realmente, depois da espada retirada e a punição ter acabado ele ainda fica recluso no deserto por nove anos, e quando volta passa pouco tempo com a Eun Tak, e ela morre, o ceifador morre, a irmã dele morre, e ele fica sozinho novamente. Mesmo quando ela volta reencarnada e encontra ele, ainda acho que o sofrimento dele foi muito grande é ele ainda consegue se lembrar de tudo que passou desde o começo. O ceifador e a sunny terminam juntos mais em outra vida e para mim isso foi a coisa mais triste de todo o drama, até porque na outra vida deles os personagens não tinham a mesma personalidade, e como se não fosse eles na verdade. 

Nas minhas previsões acertei sobre a briga entre o ceifador e o duende e a reconciliação deles no final, embora a Sunny e o ceifador terem seu final feliz não previ que isso só aconteceria em outra vida deles. 

A minha única queixa sobre o drama, o porque do Kim Shin ser punido em sua morte e ter acabado como o duende, sei que sem esse elemento não teria história mais acho que faltou uma explicação do motivo de isso ter acontecido, no caso do ceifador é explicado a causa de sua punição. 

É isso gente, espero que tenham gostado, 뽀뽀s da Hy!

Sugestões de posts

1 comentários

  1. Então, acho que ele foi punido, com a condição de Duende, devido as inúmeras mortes que, além de executar, também coordenou como general. Mas o que me frustrou foi o fato da punição dele não terminar com a retirada da espada... Preferia que ele tivesse morrido e ficado esperando o desencarne dela. Mesmo que ficasse vagando como alma penada, e ela não pudesse vê-lo, já que ela ficou 10 anos sem seus poderes de medium, e ele poderia reencontrá-la na sala de chás e ido juntos para o céu. A Ji Eun Tak já estava na sua segunda vida, e quando ela tiver vivido as 4 vidas? O que será do Kim Shin? Fiquei sem saber, já que ele continuou como imortal. Fora que ela vai viver a vida como mortal, envelhecer como mortal e ele vai continuar eternamente com aparencia de 30 anos? Muito triste!

    ResponderExcluir