Resenha KdramaThe Master´s Sun (주군의태양)

by - março 21, 2017


Entrou na onda Hallyu e não sabe por qual drama começar? Calma, jovem gafanhoto, que estamos no mesmo barco. Então vem comigo que começar pelos “clássicos” é sempre uma boa pedida e nessa semana como já devem ter visto pelo título é resenha de Master´s Sun que vem chegando!

Ficha Técnica

Gêneros: Romance, Fantasia, Sobrenatural, Comédia
Personagens Principais: Gong Hyo Jin - Tae Gong-shil ( Grande Sol)
So Ji Sub - Joo Jоong-won (Mestre)
Kim YooRi (Pequeno Sol) 
Seo In Guk - Kang Woo (Chefe dos Seguranças)
Drama transmitido: Pela SBS com 17 episódios
Período de transmissão: 7 de agosto a 3 de outubro de 2013
Disponível em: Drama FeverViki


Mas antes de te mostrar as maravilhas que é assistir a Master’s Sun, vamos fazer um jogo? Como muitos sabem a coisa mais normal em qualquer drama coreano são os clichês. São eles que dão forma à trama e fazem nossos corações baterem por quem a mocinha vai terminar, então nada mais justo que a gente fazer um compilado de quais clichês marotos aparecem né nom?

Mocinha sofrida/pobre ✓✓
Mocinho rico/arrogante ✓✓
Triângulo amoroso ✓
Vilã “bonita” ✓
Final à la Sessão da Tarde ✓



Eu sei que pode parecer que The Master´s Sun é só um amontoado de clichês que só traz mais do mesmo, salvo uma pitada de sobrenatural, afinal a nossa protagonista vê fantasmas! Mas caros gafanhotos, é ai que somos enganados. Erramos feio, erramos rude.

Tae Gong Shil não é a típica mocinha de Drama, se ela é indefesa, é sobretudo pelo medo dos constantes fantasmas que a “atormentam” com suas vontades e necessidades. Mas não foi sempre que a nossa protagonista foi assim, um acidente que a deixa em coma é a causa de toda a anormalidade. Antes ela era chamada de “Grande Sol” tal qual seria a sua popularidade na escola e faculdade. Ela “brilhava” tanto que YooRi é ofuscada, sendo chamada de “Pequeno Sol”.

Os anos passam, YooRi se torna uma modelo renomada e bem empregada, enquanto que pelo medo sempre presente o brilho na sociedade da GongShil cada vez diminui mais. Até que em uma noite chuvosa outro clichê, mas esse a gente adora ela conhece “O Mestre”.

Joo Joong Woo, um grande empresário e dono do shopping, cético e focado no sucesso, JoongWoo é aquele personagem sacaninha que não deixa de ser cativante. Ele atribui valores as pessoas e os mais altos, ou os que podem contribuir de forma positiva nas empreitadas dele são os que podem entrar no “reino” do mestre.

Um fator que pode (ou não) redimir o nosso queridinho Mestre, é que quinze anos atrás ele também esteve num acidente, no caso dele foi um sequestro em que a namorada dele morre, assim como um colar é perdido causando traumas psicológicos profundos nele.

Mas parando de “papo-furado”, o que é que tem de bom ai? E é nesse momento que os clichês vão abaixo. 

PS.: Ah, alerta de spoiler bebês, uns de leve e outros nem tão de leve assim ;) 

♢ Triângulo Amoroso Spoiler quase nulo

Lembram de “João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém”? É quase isso, só que no sentido de usar. Gong Shil só quer o mestre porque como ela mesma disse “agora eu tenho um lugar para respirar, então eu posso pensar em outras coisas” O mestre não é uma pessoa que ela deseja pelo dinheiro ou pela beleza e que beleza a do Sr. So Ji Sub!, mas sim por ele ser um abrigo anti-fantasmas.

Kang Woo inicialmente só quer investigar o Mestre e essa nova mulher na vida dele.

Mas que triângulo amoroso é esse Bia? Pois é, no começo não tem. Só que com o tempo, todos acabam gostando um do outro, a necessidade vira cumplicidade e é ai que vemos as coisas se tornarem algo mais. Sem instalove, sorry. Nada de mocinha sofrendo pelo boy rico para ele se apaixonar por ela, em Master´s Sun as coisas são quantificadas e qualificadas! Ela só quer uma vida normal e vai lutar com unhas e dentes por isso.

♢ Crítica Social Spoiler grandinho

Acho que o que me fez amar MS foram os tapas na cara que ele dá, e com luvas de pelica ainda por cima. Nada de Coréia idílica aqui gafanhotos, o negócio é tiro, porrada e bomba. E para demonstrar vou dar três exemplos que eu amei odiar.

* O fantasma da beleza e o padrão coreano. *

Logo no começo da estória a YooRi acaba com um fantasma grudado nela, o que a faz reconsiderar a sua própria imagem e buscar um “aperfeiçoamento” da sua beleza. 

Não sei o quanto vocês sabem, mas o problema de excesso de cirurgias plásticas na Coréia do Sul é real. Olá nosejob como presente de aniversário! Esse ‘fantasma’ nos faz questionar até onde a “beleza” pode ser alcançada. Será que vou ser mais bonita com outro cabelo, uma roupa nova ou depois de duzentas cirurgias? O mais divertido é que esse fantasma não vai para a luz como os outros, ele apenas vai migrando de mulher para mulher como uma doença que se alastra entre nós.


* Cachorro fantasma e o soldado fugitivo *

Se esse episódio deu uma dorzinha no coração? Ah se deu! O abuso das hierarquias não é novidade na Coréia, a partir do momento em que você recebe o seu Nim 님 a posição superior algumas pessoas se permitem a tratar os outros mal. Eis que vemos a situação do Cabo que ‘não atingia as expectativas, então as expectativas vão te atingir’, as humilhações verbais constantes que minam a sanidade de qualquer um chegam acompanhadas dos abusos físicos, das ordens sem sentido e dos castigos disfarçados de ensinamentos fazem parte da vida de alguns dos jovens que entram no serviço militar, lembrando que é obrigatório por dois anos. 

MS nos mostrando que Siwon soldadinho na rua é só uma versão da mesma moeda, tá?


* Annabelle e o guarda-chuva do capiroto *

Acho que esse episódio foi o que mas bateu na minha cara, de fato eu não esperava que os acontecimentos fossem desencadear daquele jeito. A medida em que os episódios passam a trama vai ganhando profundidade e definição, os fantasmas ficam cada vez melhor construídos e acho que por isso o choque foi maior.

O começo de MS não se compara com o meio para a reta final, se os outros temas foram um “Olá! Aqui não é tão perfeito assim” esse foi definitivamente um “Ei pessoas, vamos jogar na cara da sociedade que abuso infantil ocorre e bem feio aqui!”

Entendam que eu não estou falando que todo o país faz isso, ou que todos os pais abandonem os filhos como no Drama, mas é inegável que as leis coreanas são falhas, assim como muitos outros países, quando o assunto são crianças. Vale a pena ver ao filme Silenced lançado em 2011. 

Basicamente a Annabelle é a boneca boazinha possuída com fantasmas que sofreram e tentam ajudar outras crianças com a solidão, e o “mal” do episódio não é nada menos que a mãe abusiva, ops disciplinadora e seu fiel amigo o guarda-chuva do capiroto.

Com toda a certeza esse foi um dos momentos mais tristes de todo o Drama, preparem os lencinhos ou os sacos de areia, gafanhotos.


♢ Desenvolvimento da Gong Shil Spoiler médio

Se no começo ela é a personagem fraca e dependente de um porto seguro contra os fantasmas, podem ter a certeza que no fim ela não é nem um pouco parecida com a Tae Gong Shil do início. Acho que posso falar que antes ela estava sendo um sol encoberto por nuvens, mas o sol nunca para de brilhar e também é assim com a nossa Taeyang, à medida em que os episódios passam e ela aprende com os fantasmas e com seu "dom", Gong Shil cresce como mulher. 

Ressalva do amor para a viagem em que ela parte sozinha para se entender, buscar a Tae Gong Shil antes do acidente e assim ser inteira de novo. É simplesmente uma delícia ver uma personagem dona se si e do seu destino, segura, madura e feliz; tudo isso sem a necessidade de um par romântico. Vai ter girlpower sim!

Ai estão três lindos ? motivos para eu ter amado MS, apanhei sorrindo e amei que o Drama pode ser levinho, cheio de cenas de humor e romance, mas ainda tratar de assuntos sérios, enredando no trama temas muito humanos e atuais na sociedade. 

Uma curiosidade que eu adorei ver no Drama foi o tema dos "casamentos fantasmas" sendo abordado, prática que perdura até hoje em algumas regiões do leste asiático. Quem gosta do tema, pode dar uma conferida no livro "A Noiva Fantasma" escrito pela Yansze Choo e publicado aqui no Brasil pela Darkside em 2015.

Espero que tenham gostado, e se alguém tem uma opinião contrária, pode conferir a resenha da Feh dos “porquês” Master´s Sun não funcionou com ela.


안녕 메뚜기, 빨리 돌아와요. 

Resenha by Gah

Sugestões de posts

0 comentários